top of page
logo ruralidades.png
play.png

 

​

O RURALIDADES – Laboratório de Pesquisa em História Agrária, tem como objetivo fomentar pesquisas e desenvolver atividades voltadas à produção de conhecimentos sobre o universo rural em suas diferentes dimensões. Visa estimular a produção de estudos na área de história agrária em especial das abordagens e temáticas referentes aos conflitos fundiários, legislação agrária, sociabilidades rurais, resistências sociais, processos de colonização e povoamento, terras indígenas e terras quilombolas. O RURALIDADES intenciona ser um espaço de produção e divulgação de pesquisas, de intercâmbio e inter-relação entre pesquisadores, estudantes e docentes que têm como foco de suas preocupações o rural e sua história.

​

O Rural em Destaque
tierra.jpg

AUTONOMIA Y LOS MOVIMIENTOS SOCIALES DEL CAMPO EN AMÉRICA LATINA: UM DEBATE URGENTE

Peter M. Rosset e Lia Pinheiro Barbosa

En este artículo argumentamos la pertinencia y urgencia del debate sobre la autonomía campesina e indígena para los movimientos sociales del campo en América Latina. La pandemia del nuevo coronavirus Covid-19 evidenció una serie de debilidades y fortalezas de las organizaciones campesinas, indígenas y afrodescendientes, debilidades que podrían ser abordadas y fortalezas capitalizadas a través de un giro autonómico en las estrategias políticas y de construcción colectiva de alternativas.

A PANDEMIA E O AGRONEGÓCIO NO BRASIL

Se nos anos da Guerra Fria a humanidade viveu debaixo do teto de aço da ameaça nuclear, o admirável mundo novo das pandemias rebaixou os limites para a existência humana: agora estamos presos debaixo do teto de zinco das granjas de abate de animais em massa, cada uma delas uma fábrica em potencial da próxima bomba microbiológica.

monde.png
conuco.png

A CRISE ALIMENTAR DO CAPITALISMO GLOBAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Importante estudo produzido pelo pesquisador venezuelano Eder Peña tratando sobre as relação entre a Pandemia Covid-19 e a crise do capitalismo global. O destaque principal está na abordagem articulada entre os problemas climáticos que enfrentamos, suas relações com a produção agromonocultora e o papel da agricultura de subsistência (no caso da Venezuela o Conuco), alicerçada em saberes e práticas comunitárias como alternativa para garantirmos nossa  segurança alimentar e o futuro do planeta.

bottom of page