top of page
  • Foto do escritorMarcio Both

The Who, o Movimento Mod e o Disco Quadrophenia de 1973

O álbum Quadrophenia, da banda britânica The Who, foi lançado em 1973, em um tempo e em um contexto em que o Rock’ n Roll se firmava como o grande gênero musical do século XX. Além disso, este é o período em que a banda, considerada uma das grandes da história do Rock, se consolidava como uma das mais icônicas expressões desse gênero musical.



A banda The Who foi lançada em novembro de 1964, formada por Pete Townshed (na guitarra), Roger Daltrey (nos vocais), John Entwistle (no baixo) e Keith Moom (na bateria). Desde então, o som do quarteto vem sendo ouvido e reproduzido nos mais diferentes cantos do mundo.

Nesta época, o Brasil recentemente havia submergido em meio a uma ditadura. A democracia aqui, há coisa de 9 meses, havia sido calada e, com ela, a arte que, em suas diversas expressões, passou a ser objeto de diferentes tipos de censura e perseguição. Vivíamos tempos sombrios que não devem ser esquecidos, cuja experiência deve servir de base para pensarmos o atual momento político, econômico, social e sanitário que viemos vivendo.


A história da banda The Who inicia na década de 1960, primeiramente ela se chamava The Detours, vindo a adotar a nomenclatura The Who apenas em 1964. Mas esses não foram os únicos nomes da banda, pois, por um curto período, no ano de 1964, na busca de se aproximar do movimento Mod, ela se apresentava sob a alcunha de High Numbers. Contudo, logo na sequência, depois de experiência considerada fracassada, voltou ao nome The Who.


Em 1965, a banda lançou seu primeiro compacto simples, a música “I can’t Explain” fez grande sucesso. O vocalista Roger Daltrey, em entrevista recentemente concedida a revista Roling Stone, afirma que, do seu ponto de vista, esta é uma das 5 melhores músicas da banda. Nas suas palavras ela é puro “rock and roll”. Ainda no rol de suas preferências, Daltrey insere as músicas “My Generation” (My Generation, 1965), “I can see for miles” (The Who Sell Out, 1967), “Pimbal Wizard” (Tommy, 1975) e “Your Better, You Bet” (Face Dances, 1981).


O disco Quadrophenia é o sexto álbum de estúdio da The Who, é um disco duplo e foi lançado em outubro de 1973. Este disco, juntamente com o álbum Tommy, datado de 1969, está inserido dentro do universo das chamadas óperas rock produzidas pela banda.



Composto por Pete Townshed, o Quadrophenia conta a história de Jimmy, um participante do movimento Mod da Inglaterra da década de 1960. Na história, Jimmy tem uma espécie de personalidade quadrupla e cada uma delas faz referência a um dos integrantes da banda.


Assim, como o vocalista, Jimmy é um cara durão, porém um dançarino incapaz. Como o baixista é romântico e, tal qual o baterista, é retratado como uma espécie de lunático. Por fim, em referência a si próprio, Townshed descreve Jimmy como uma espécie de delinquente. Outra informação interessante sobre o disco é a de que ele deu origem ao filme “Quadrophenia”, lançado em 1979 e dirigido por Franc Roddam.


Desde 2016, correm boatos na Internet de que o filme ganhará uma sequência, manterá o elenco original e terá por objetivo contar a história da vida de Jimmy e seus amigos nos dias de hoje. A ideia parece interessante, mas os resultados só saberemos após sua execução. Também rolam boatos de que os integrantes da The Who não gostaram muito da proposta e declararam que a nova versão do filme não tem qualquer tipo de relação com a banda.


A Opera Rock Quadrophenia, em síntese, expressa a visão que Townshed tinha sobre a banda, sobre si mesmo e sobre o mundo em que vivia. Ela é história, ela é memória, ela é autoanálise. Em sua estrutura é composta por dois Lps e 17 canções, sendo que sua intenção, como já foi registrado, é narrar a história, as aventuras e desventuras vividas por Jimmy, um integrante do movimento Mod, que foi tão característico da Inglaterra das décadas de 1950/1960/1970.

Quanto ao movimento e a cultura Mod, eles são uma das chaves importantes para conhecer a história e a trajetória da banda e mais particularmente do disco Quadrophenia. Mod é uma abreviação da palavra “modernismo”, trata-se de um movimento que teve início Inglaterra dos finais da década de 1950. Inicialmente era formado por pessoas oriundas de famílias ligadas ao comércio de tecidos em Londres. Jovens que geralmente provinham da classe média, eram obcecados pelas tendências da moda e estilos musicais, tinham preferência por usar ternos italianos, ouviam jazz e rhythm and blues, se caracterizavam pelo uso de lambretas e pelo consumo de anfetaminas.


Outra característica importante para conhecer a The Who, que marcou profundamente a sua história foi o modo como os seus shows eram finalizados. Invariavelmente a quebradeira se instalava no palco e os instrumentos utilizados pela banda eram alvo da fúria de seus integrantes.


Esse tipo de performance começou em um dos primeiros shows da banda, realizado na Railway Tavern, localizada em Harrow na Inglaterra. Segundo consta, durante uma de suas performances Pete Townsched, sem querer, bateu com sua guitarra no teto do palco quebrando-a. Mediante o riso do público presente, resolveu finalizar o serviço e quebrar o restante do instrumento.


No show seguinte, em apoio a Pete, foi a vez de Keith Moom quebrar sua bateria. Este show da Railway Tavern, segundo a revista Roling Stone, entrou para o rol dos 50 momentos que mudaram a história do rock’ n roll.



Enfim, este é um breve relato da história do disco Quadrophenia e da banda britânica The Who. Espero que tenham curtido. Sempre que possível novas histórias como esta serão contadas aqui nas páginas do Blog Desinsubstancializando ou nas ondas da Poeira WebRádio.



QUADROPHENIA (1973)

“Lado A”, Disco 1:


- I Am the Sea

- The Real Me

- Quadrophenia

- Cut my hair

- The Punk meets the godfather


“Lado B”, Disco 1:


- I’m one

- The Dirty Jobs

- Helpless Dancer – Referência a Roger Daltrey

- Is it in my head – Referência a John Entwistle

- I’ve had enough



“Lado A”, Disco 2:


- 5:15

- Sea and sand

- Drowned

- Bell boy – Referência a Keith Moon


“Lado B”, Disco 2:


- Doctor Jimmy

- The Rock

- Love, reign over me – Referência a Pete Townsched



THE WHO – DISCOGRAFIA

1965 - My Generation

1966 - A Quick One

1967 - The Who Sell Out

1969 - Tommy

1971 - Who's Next

1973 - Quadrophenia

1975 - The Who by Numbers

1978 - Who Are You

1981 - Face Dances

1982 - It's Hard

2006 - Endless Wire

2019 - Who

 

ESCRITO POR:

Marcio Antônio Both da Silva

Professor de História da Unioeste



Música


Espaço do Blog Desinsubstancializando destinado a discutir temas relativos a música em suas mais diferentes expressões, suas histórias e peculiaridades.

128 visualizações0 comentário

Envie seu comentário

bottom of page